VOLUNTÁRIOS

Nessa página estarão postados :
→ Divulgação das vagas de organizações;
→ Divulgação da disponibilidade dos voluntários;


Bombeiro Voluntário



A maioria dos acidentes domésticos poderia ser evitada, se houvesse uma educação preventiva. Buscando reverter esta realidade, o Shopping aumentou sua parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para a prática semanal de aulas de educação preventiva e orientação aos primeiros socorros em situações de emergência e combate a incêndio.
Semestralmente são formadas turmas com até 30 alunos que participam do treinamento com aulas teóricas e práticas que totalizam 25h/aulas para cada módulo (Prevenção e combate a incêndio e Primeiros Socorros). Ao final das aulas é feita a avaliação teórica e prática de cada módulo e o participante que obtiver a média exigida recebe o botton e certificado de “BOMBEIRO VOLUNTÁRIO”.
Para inscrever-se basta comparecer a Administração do Shopping, em horário comercial e preencher o cadastro, assim que esse cadastro atingir o número de inscritos a nova turma é formada.




Instituto do Câncer do Ceará

Rua Papi Júnior, 1222 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza-CE.
Fone: (85) 3288.4400 - Fax: (85) 3281.2865

Grupo se reveza, todos os dias, a partir das 8h, para servir, orientar, identificar e ouvir os pacientes do Instituto
A partir das 5h, já começam a chegar no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) ambulâncias oriundas do mais diversos lugares do Estado. Dentro delas, esperanças, sofrimentos, miséria e luta. Para cada João, uma história, um lamento.

Em meio a tanta vida, muitos anjos. São eles os voluntários do ICC, que acompanham e enxergam esses pacientes como pessoas que têm sentimento e precisam que seu contexto de vida seja compreendido.

Todos os dias, invariavelmente às 8h, eles se revezam entre cinco setores do Instituto para orientar, identificar, ouvir e servir a esses cidadãos que vêm de tão longe, ou mesmo daqui da Capital. Entre as primeiras atividades, está a distribuição do mingau, que forra a barriga de muitos que ali estão sem se alimentar há horas.

O funcionário público Walter de Sousa, 40 anos, acompanha sempre a esposa que faz tratamento no local, e relata que aquele alimento servido logo cedo, para muitos, é a primeira refeição e o que faz aguentar o dia de tratamento. "Aqui, tem gente de todo canto, até de fora do Estado. Muitos não têm um centavo, e a salvação é isso aqui. É uma acolhida que você não vê em todo lugar", opina.

O ato de fazer o bem com amor e de coração foi descoberto neste ano pela aposentada Júlia Holanda, 66 anos. Ela conta que sempre esperou pelo momento de ser voluntária, porém, pelos entraves da vida, a ocasião foi sendo adiada.

"Meu coração sempre esteve aqui, mas, até que enfim, a hora chegou. Aqui, não existe egoísmo, não existe solidão, sentimentos existentes onde não há solidariedade", afirma Júlia.

Compartilha do mesmo sentimento da aposentada, a cozinheira Nilda da Silva, 35 anos, que todos os dias, às 7h, é uma das encarregadas pelo preparo do mingau, café e cuscuz que devem alimentar os pacientes hospedados na Casa Vida e os demais que se aglomeram nos setores do ICC.

"É uma satisfação enorme fazer parte disso aqui, não sou voluntária, sou funcionária da Casa, mas o que vejo e sinto aqui todos os dias é uma sensação inigualável", declara.

Humanização

Em torno de 350 pessoas integram a legião de voluntários do ICC. Esses atuam principalmente na parte de humanização junto ao paciente e com a distribuição de mingau. O leite e todos os ingredientes para essa alimentação são oriundos de doações.

"O que não entra como doação, o ICC banca. O Instituto tem uma cota fixa de mingau por dia, que é distribuída nos setores da radioterapia, quimioterapia, triagem, prevenção e hormônio", explica a diretora de Responsabilidade Social do ICC, Débora Boni.

Ao todo, são 40 litros de mingau, feitos com 2,4 quilos de leite e 4,8 quilos de massa. "A distribuição desse alimento não é para matar a fome, mas, sim, para forrar o estômago. Muita gente chega às 4h e sem dinheiro, são pessoas muito carentes, que chegam só com a roupa do corpo", relata a diretora.

O começo
A história do voluntariado do ICC é data de 1944. Na época, contou com o apoio das esposas dos médicos. Enquanto eles cuidavam dos doentes, elas ajudavam na reabilitação como um todo do paciente.

"O câncer é uma doença tão severa que, se a pessoa não tiver um suporte no tratamento, ela não consegue passar por uma sessão de quimioterapia e radioterapia. Ela tem que comer, porque a doença é muito pesada e o tratamento também", explica Débora.

Ela conta que a ação dos voluntários vai muito além da distribuição de alimentos. "Tem gente que chega somente com o chinelo e a roupa do corpo para passar dois meses, então, a gente tem que ir atrás de subsídios para esse paciente. E não só para ele, para o acompanhante também", comenta.

Hoje, a Casa Vida tem uma capacidade de instalação de, no máximo 120 pessoas, mas, para dormir mesmo, ou seja ficar hospedado, essa capacidade é de 85 vagas. "Essas 120 são pessoas que passam o dia na casa e, à noite, vão para casa. São pessoas que vêm para uma consulta na triagem e são do Interior, mas não têm onde tomar banho, almoçar, então, elas ficam na casa. Hoje, nós temos 55 na casa", conta Débora.

As doações para casa podem ser feitas no próprio ICC. Já a seleção para voluntários deve acontecer em maio. Geralmente, são capacitados 300 por ano.

THAYS LAVORREPÓRTER


O que você faz bem

pode fazer bem para alguém

O Portal Voluntários Online é uma ferramenta que possibilita o encontro na internet entre pessoas dispostas a ajudar e Organizações que precisam do voluntariado. Hoje o VOL conta com mais de36 mil voluntários cadastrados e 500 ONGs em todo o País.
O VOL oferece diversos cursos sobre Elaboração de Projetos, Gestão de Projetos, Gerenciamento de Voluntariado Online, Voluntários em Situação de Desastre, entre outros. Conheça todos os cursos do VOL.
Além disso, você pode ajudar fazendo parte de nossas redes sociais e colaborando como um infoativista ao divulgar em seus perfis informações sobre boas práticas e exercício da cidadania e voluntariado transformador. Clique nos ícones ao lado e faça parte dessa corrente conosco!http://www.voluntariosonline.org.br/publica/participacao.jsf


Voluntariado On-line



Voluntariado On-line ou Voluntariado Sem Sair de casa é uma modalidade de voluntariado realizada total ou em parte via internet, sem a necessidade de estar presencialmente na organização para a qual se trabalha. Através do voluntariado on-line é possível quebrar as barreiras relacionadas à distância e disponibilidade de horário já que o voluntário realizará seu trabalho a partir de sua casa ou seu local de trabalho.
Prática bastante difundida em outros países, o voluntariado on line está sendo sistematizado no Brasil através do Portal Voluntários On Line do IVA pois muita gente já vem colaborando com organizações dessa forma e muitos outros poderão fazê-lo também.
O programa de Voluntariado da ONU possui um Portal que oferece apenas oportunidades on line e que já atua desde 2000 o http://www.onlinevolunteering.org/.
Esse Portal realiza anualmente uma premiação a voluntários on line exemplares e já tivemos inclusive uma brasileira premiada conforme pode ser visto no site:
O Voluntariado On-line é uma atividade que requer responsabilidades idênticas ao voluntariado presencial pois assumimos o compromisso de realizar uma determinada tarefa, num tempo determinado e devemos realizá-la conforme planejado e comprometido com a organização.
Muitas são as atividades que podem ser executadas dessa forma, e estão disponíveis para você no Portal Voluntários On-line.
Se quiser mais informações, conheça o Manual de Voluntariado On-line no site do IVA e se quiser conhecer outros portais que difundem o voluntariado on line clique .

Fora do Brasil há vários portais internacionais que já recrutam e encaminham voluntários para atuação on-line (sem sair de casa).
São eles:

Os portais www.volunteermatch.org (EUA), www.1-800-volunteer.org (EUA) ewww.hacesfalta.org (Espanha) recrutam voluntários presenciais e on-line. 
O portal www.onlinevolunteering.org das Nações Unidas em Bonn (Alemanha) recruta e encaminha apenas voluntários on-line.
Qualquer organização não governamental do Brasil pode postar tarefas de voluntariado on-line para receber o trabalho de voluntários virtuais do mundo inteiro. O portal é em inglês e tem traduções de algumas partes para Espanhol e Francês.
A maioria desses portais de volutariado on-line atuam desde 1998, a mesma data que o o Voluntários em Ação nasceu, porém só dez anos depois que resolvemos utilizar desta ferramenta que encaminha mais voluntários e ajuda mais gente.
Confira o portal de voluntariado on-line do Brasil: www.voluntariosonline.org.br



Dica para voluntário:

Cruz Vermelha do CE quer aumentar filiados


Rua Dr José Lourenço, 3280 - Joaquim Tavora  Fortaleza - CE, 60115-282
(0xx)85 3472-3535