NATUREZA

Este é o espaço onde postaremos as ações do bem que nós podemos fazer à natureza. Atitudes que irão influenciar em nossa qualidade da nossa vida e do planeta.
Esperamos o seu e-mail com exemplos de boas atitudes para contagiar outras pessoas, divulge nosso blog e desperte o bem em você e nos outros. No e-mail precisaremos:
→ Fotos da ação;
→ Explicações (o que você fez, que material utilizou, quem te ajudou, etc.);
→ Contato (seus números de telefones ou e-mail caso alguém queira ajudar);
→ Agenda (data e local em que a boa ação foi realizada e/ou datas das próximas)
→ Material de divulgação






















Vídeo: Como fazer papel reciclado
























































A partir de agora, em todas as lojas C&A você  encontra um
coletor
 onde poderá descartar pilhas, baterias e celulares
de forma ambientalmente correta e segura, evitando que sejam jogados
em aterros ou lixões comuns.
Depois de depositados nas urnas, os objetos que compõem o
lixo eletrônico são reutilizados ou reciclados
 de forma que não
agrida o meio ambiente.
Esse programa de coleta e reciclagem de lixo eletrônico começou na
loja sustentável da
C&A, a Eco Store, em Porto Alegre, e agora se
estende para todo o Brasil
.
























Cães recebem coleiras que previnem calazar.
O objeto contém inseticida que promete proteger os animais das picadas de insetos por até seis meses

O calazar, doença que era considerada do meio silvestre, está urbanizada. Somente no ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses contabilizou em Fortaleza, 5.333 casos da doença em cães e 233 em humanos. Neste ano, 315 cães foram infectados, número 24,5% superior ao mesmo período do ano passado (253). Visando diminuir o número de casos positivos, cerca de 1.300 cães receberam ontem, no bairro Jardim Guanabara, coleiras que previnem o calazar.

A coleira contém o inseticida deltametrina e promete proteger, por até seis meses, os cães das picadas dos flebótomos - mosquitos transmissores do calazar. Ao ser liberada, a deltametrina atua sobre os insetos, que morrem quase imediatamente. As coleiras, doadas pela empresa Avipec, foram distribuídas gratuitamente à população.


No caso de suspeita de cães com leishmaniose visceral (calazar), entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses - (85) 3131.7846 / 3131.7849 - e informe-se do posto de coleta mais próximo de sua residência

Centro de Zoonoses realiza capturas em diversos bairros.
De segunda a sexta-feira, o CCZ disponibiliza duas carrocinhas para buscar cães doentes e com suspeita de calazar na residência de seus proprietários, atendendo solicitações pelo telefone 3131-7849.

Vale lembrar que o CCZ conta com serviço de adoção de cães. Os animais doados são aqueles capturados pelas carrocinhas, diariamente, e encaminhados para o canil municipal, onde passam por uma triagem. Pessoas interessadas em adotar um animal podem ligar para o telefone 3131.7848 ou se dirigir ao CCZ, munidos de carteira de identidade e comprovante de residência. Desde abril, o CCZ já doou mais de 150 cães.


Notícias Que Fazem Bem a Natureza:

Com apoio do Sesi-CE, empresas se unem para planejar ações efetivas de responsabilidade socioambiental

Somar forças em prol do meio ambiente e da sociedade. Este é o principal objetivo do Consórcio Empresarial de Responsabilidade Social e Ambiental (Ceres), uma iniciativa que envolve quatro indústrias localizadas na Barra do Ceará - Resibras, Recamonde, Iracema e Cemec -, sob a coordenação do Serviço Social da Indústria no Ceará (Sesi-CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado (Fiec).

A gerente do Núcleo de Responsabilidade Sesi-CE, Cybelle Borges, explica que o projeto do consórcio empresarial surgiu da participação em um edital Sesi-Senai de Inovação e integra uma rede formada por 236 agentes em atuação nas empresas. Conta com participação da Universidade de Fortaleza (Unifor), Management Peter Pfeiffer (MPP) e do próprio Sesi-CE.


Como evitar o desperdício de alimentos
COMPRAR BEM: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.
CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas
adequadas a cada tipo de alimento.
PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.
  
 Aproveitar sobras e aparas, desde que mantidas em condições seguras até o preparo: Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios etc.;
 Carne moída: croquete, recheio de panqueca e bolo salgado;
 Arroz: bolinho, arroz de forno, risotos;
 Macarrão: salada ou misturado com ovos batidos;
 Hortaliças: farofa, panquecas, sopas, purês;
 Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado;
 Aparas de carne: molhos, sopas, croquetes e recheios;
 Feijão: tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos;
 Pão: pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada;
 Frutas maduras: doces, bolo, sucos, vitaminas, geléia;
 Leite talhado: doce de leite.
    

 Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
 Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor,
abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
 Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão,
maracujá, goiaba, manga, abóbora;
 Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;
 Entrecascas de melancia, maracujá;
 Sementes de: abóbora, melão, jaca;
 Nata;
 Pão amanhecido;
 Pés e pescoço de galinha;
 Tutano de boi.

Bolinhos de cascas de batata
Ingredientes:
 
2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas
  2 xícaras de farinha de trigo
  2 ovos
  2 colheres de salsinha picada
  1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  Óleo para fritar
  Sal a gosto

Modo de preparo:
Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e ir fritando os bolinhos às colheradas.


Lançada campanha para tornar Fortaleza Capital mais arborizada
29.02.2012

Embrapa Agroindústria Tropical
Rua Dra. Sara Mesquita, 2270 - Planalto do Pici.
(antiga rua: Pernambuco)
CEP 60511-110 - Fortaleza - CE
Telefone: (085) 3391-7100 - 3391-7101 Fax: (085) 3391-7109

Plante uma árvore. Semeie esta Idéia!
Para arquiteta, há incompreensão da importância do espaço verde na Cidade
RAFA ELEUTÉRIO
Especialistas acreditam que é essencial o reforço de ações educativas como esta em diferentes níveis da sociedade

Uma ocupação do espaço urbano intensa e aliada a uma malha viária pensada somente no tráfego de veículos individuais. Esses fatores contribuíram e continuam a favorecer a retirada gradativa da cobertura vegetal de Fortaleza e a transformar o tráfego de pedestres em um verdadeiro suplício, tendo em vista, ainda, as altas temperaturas da Capital e a falta de sombras.

Para mudar este cenário e transformar Fortaleza em uma cidade mais arborizada, o Grupo Edson Queiroz lançou a campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!".

Para a arquiteta e urbanista Fernanda Rocha, faz-se imperativo reforçar ações educativas como essa em diferentes níveis, em conjunto com a cobrança de iniciativas planejadas e efetivas dos poderes constituídos na implementação de melhorias significativas do ambiente urbano.

"E, para isso, não é preciso ir longe, devemos voltar nossos olhos para o que temos de significativo, nossa flora e fauna. Só através do seu conhecimento, poderemos valorizá-la e preservá-la e, assim, desfrutar um ambiente mais saudável", explica.

Ela destaca que a deterioração constante das condições ambientais e paisagísticas de Fortaleza, seja em face da falta de planejamento da cidade, pela incompreensão da importância dos espaços verdes, pelo desconhecimento das implicações que resultam deste descaso, ou mesmo pela falta de vontade política em alterar o estado geral das coisas, resulta na cidade em que vivemos.

Áreas permeáveis

Fernanda Rocha explica que, quando falamos de áreas verdes, estamos necessariamente discutindo as áreas permeáveis, enquanto os espaços verdes podem incluir vias pavimentadas e arborizadas.

"E, em se tratando do meio urbano, onde a apropriação dos espaços pela população possui um papel relevante, não podemos deixar de considerá-los. O fundamental é se adotar um enfoque abrangente quando pensamos em ambiente urbano, considerando aspectos biológicos, psicológicos, econômicos, entre outros", ressalta.

Fernanda aponta o Pau Branco (Cordia oncocalyx), árvore da caatinga e bem adequada à arborização viária, e de porte médio, como uma ótima espécie para ser cultivada na Capital.
Benefícios
Ele explica que uma cidade arborizada tem seu clima reduzido em vários graus. "Como exemplo, podemos citar a sombra de uma mangueira, em uma cidade onde a média climática é de 32 graus, embaixo da sombra de uma mangueira essa temperatura cai para 27 graus, isso é um conforto térmico proporcionado pela planta".

Além disso, Antônio aponta a questão do efeito psicológico, "a cidade traz muito estresse por muito fatores, dentre eles, as construções, o trânsito, a poluição. As árvores têm um papel fundamental na sensação de paz nessas pessoas, conforto visual e psicológico, elas filtram a poeira, filtram o barulho, ou seja, diminuem a poluição sonora. Porém, Fortaleza é uma cidade que prioriza o asfalto".

Importância

27
graus é a temperatura embaixo da sombra de uma mangueira em uma cidade onde a média climática é de 32 graus, segundo o especialista em Botânica Antônio Sérgio Castro

8 meses é a duração prevista do Inventário Arbóreo da Capital, que norteará o plano diretor de arborização da cidade, de acordo com a coordenadora do projeto.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1109565



                   Limpeza da praia



Junte sua galera para realizarem uma limpeza na praia ou em algum lugar que vocês julgarem importante.

Material utilizado: sacos grandes, luvas, vassoura e pá.